11/25/2019

NOTA DE REPÚDIO DA REDE SUSTENTABILIDADE CONTRA AS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ PARA O FECHAMENTO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO



NOTA DE REPÚDIO DA REDE SUSTENTABILIDADE CONTRA AS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ PARA O FECHAMENTO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) anunciou nesta quarta feira (20), o fim das turmas de Ensino Médio Regular noturno em todo o Estado. A medida demonstra que o Governo do Estado não conhece a realidade da educação no Estado do Paraná e a vital importância da oferta de ensino noturno aos estudantes trabalhadores e desempregados em busca de um emprego.

 Com esta atitude, o secretário da Educação, Renato Feder pretende excluir grande parte dos (as) jovens paranaenses do processo de aprendizagem. Além de arbitrária, força alunos (as) que trabalham a escolher entre trabalhar ou estudar, o que pode agravar ainda mais a situação da educação do Paraná. Esta proposta vai aumentar  a evasão escolar.
O anúncio causou desespero e indignação entre alunos, pais e professores. De acordo com a SEED a evasão escolar e o baixo número de matrículas justificam a ação. Em nota, a SEED informou que as mudanças serão graduais. No ano que vem não abrirão vagas para o primeiro ano do Ensino Médio no turno da noite, anunciando o fim gradativo das turmas noturnas.

A SEED afirmou que alunos com 18 anos devem ser encaminhados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, a Educação de Jovens e Adultos também está sendo reformulada, com redução na oferta de disciplinas e cronogramas fora da realidade do público atendido pela EJA.
Estas medidas, irão impor o fechamento de turmas, turnos ou até de escolas inteiras. Portanto, acaba com o acesso universal e gratuito à Escola Pública. Diante disso, a REDE Sustentabilidade do Paraná se solidariza com toda a comunidade escolar e torna público sua discordância com os encaminhamentos que o Governo do Estado do Paraná anunciou e solicita a imediata revogação de tais medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!