8/19/2018

Romaria da Terra do Paraná 2018 ocorreu em Barbosa Ferraz

    As fotos podem ser baixadas nessa publicação (final).

       No último domingo (19 de agosto) ocorreu na cidade de Barbosa Ferraz-PR, a 31ª Romaria da Terra do Paraná que contou com a presença de milhares de pessoas de diversas cidades do Paraná e também de outros estados da nação. Dentre os participantes estavam representantes de movimentos populares, pastorais, comunidades eclesiais de base, religiosos de diversas denominações e representantes da sociedade civil em geral.

Cartaz da 31ª Romaria da Terra do Paraná - clique para ampliar.

           Com o lema "Com direito, justiça e paz, supera-se a violência no campo", a romaria se iniciou com as boas vindas aos romeiros seguida de um saboroso café da manhã oferecido pela comunidade anfitriã. Posteriormente, foram mencionadas as comunidades presentes e cantadas músicas temáticas ao evento, momento do "seja bem vindo Lelê, seja bem vindo Lalá..."

         Uma das partes que mais chama a atenção nas romarias é o momento da mística, que nesta ocasião relembrou o despejo forçado dos posseiros no município de Pinhão, ocorrido em de 2017.

       Após a mística, foi apresentada a cruz da romaria, composta por um tronco de Cedro Rosa (Cedrela fissilis) e com o travessão horizontal oriundo de uma das casas que foram demolidas em Pinhão. A cruz foi carregada durante toda a caminhada e plantada nas proximidades da Prefeitura do município. O símbolo da cruz é comum em todas as romarias, sendo que passados alguns dias após o evento, o tronco de Cedro brota e volta a ser uma árvore, deixando a "cruz viva", sendo evidenciada em Rebouças (romaria em 1999) e em Francisco Beltrão (romaria em 2007). Em 2005, a cruz plantada na romaria da terra de São Pedro do Ivaí foi destruída em um ato de vandalismo alguns após o evento, sendo um claro exemplo de desrespeito a um dos principais símbolos da fé cristã.

      No local onde a cruz foi plantada, ocorreu a concentração com as atividades finais da romaria, como a partilha dos alimentos, atividades culturais e o ato de encerramento que ocorreu por volta das 15:30.

    O evento foi organizado pela Comissão Pastoral da Terra, pela Diocese de Cornélio Procópio e pela comunidade local com apoio da Brot fur die welt. A cidade de Barbosa Ferraz é conhecida como a capital do crochê.

Curta a página do blog no Facebook

Siga este blog no Twitter

Abaixo as fotos, divididas por diferentes momentos da romaria, as quais estão brutas/sem tratamento. Se alguém teve sua imagem exposta e deseja que a foto seja retirada ou alguém que queira mandar foto para publicação, favor efetuar contato pelo e-mail: oficiosocial@gmail.com

>> Para ver baixar todas as fotos clique aqui



Pães caseiros servidos no delicioso café da manhã


Santuário Santa Rita de Cássia



Mística de abertura

A Cruz de Cedro

A Cruz de Cedro sendo carregada por romeiros

Parte da marcha

A ecologia presente

Parte das milhares de pessoas que participaram da romaria

Eu creio na semente

"A reforma está vindo devagar, é o povo tomando posição"

Ipê Branco - espécie de árvore que encanta

Ipê Branco





A Cruz de Cedro plantada

Bandeiras de movimentos populares de ontem e de hoje

A Cruz de Cedro - mais do que um símbolo, uma vida!




Não deixe de ver:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!