4/14/2019

PAGAMENTOS POR SERVIÇOS AMBIENTAIS: Edital será lançado em Piraquara

Autoridades convidam proprietários rurais da região de Piraquara a participarem do lançamento do edital do PSA que acontecerá na próxima segunda-feira (15).

O lançamento do Edital de Chamamento Público para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) acontecerá na próxima segunda-feira (15) em Piraquara. A ação faz parque do Programa Manancial Vivo, o qual orienta a participação dos proprietários da região do Piraquara I que desejam fazer parte do programa.

O evento contará com a participação de representantes da Prefeitura de Piraquara, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Sanepar, SPVS e Fundação Boticário de Proteção à Natureza.

Além da implantação do programa na Bacia do Piraquara I, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo está trabalhando para o estabelecimento do PSA Mananciais em outras três bacias - rios Piraquara 2, Miringuava (Piraquara e São José dos Pinhais) e São Cristovão (Castro) - que permitirá a remuneração de projeto para mais de 900 proprietários rurais.

O Governo do Estado criou em 2012 e regulamentou em 2015 a Lei de Pagamentos por Serviços Ambientais, para compensar proprietários rurais que adotam boas práticas de conservação ambiental.

PIRAQUARA l - O primeiro ato do programa de PSA Mananciais foi a assinatura do acordo de cooperação técnica, entre o Estado e a prefeitura de Piraquara, para implantação do programa que visa beneficiar os proprietários de áreas na bacia do reservatório Piraquara I, compensando, por meio de remuneração feita pela Sanepar, os que cumprirem a legislação ambiental de proteção de mananciais do local, que abastece a Grande Curitiba.

O município sai na frente dos demais em virtude do pioneirismo na ação, por meio do Projeto Manancial Vivo, desenvolvido desde 2015. Piraquara já possui legislação específica para o PSA, além do diagnóstico das propriedades aptas para aderirem ao programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!