5/07/2018

Lei da Mordaça vai a votação em Francisco Beltrão

*VEREADORES APOSTAM EM DIFAMAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL PARA REQUERER LEI DA MORDAÇA, EM FRANCISCO BELTRÃO*

Mesmo com muita insatisfação da comunidade educacional de Francisco Beltrão e depois de muitas lutas contrárias dos estudantes das escolas estaduais e universidades, agora está previsto para ir à votação na Câmara de Vereadores, amanhã, um absurdo requerimento para implantação da Lei da Mordaça nas escolas municipais.

O pedido, assinado pelos vereadores Rodrigo Inhoatto (PDT) e Pedro Tufão (DEM), tem como justificativa graves e infundadas acusações contra educadores(as) do município, visando criar um clima de instabilidade de as famílias e os(as) profissionais da educação.

Sem debate público, sem consulta às escolas e famílias, ausente de estudos sérios sobre o assunto e não apresentando sequer dados de denúncias sobre estar ocorrendo irregularidades, alegam que “todos que passaram pelo sistema de ensino nos últimos 20 ou 30 anos” (desde o fim da ditadura) sofreram abusos dos professores. E, para piorar, os(as) educadores(as) seriam uma ameaça às crianças nas salas de aula, sem condições de se defenderem pois os pais tiveram o direito a educar seus filhos literalmente roubado.

*O QUE É O ESCOLA SEM PARTIDO?*
Muitos sabem que o polêmico e absurdo projeto - propositalmente conhecido como “Escola sem Partido” para encobrir suas verdadeiras intenções - tem como objetivos a)criar uma clima de desconfiança e perseguição nas escolas, em vez de buscar o diálogo para resolver problemas; b)tratar como criminosos os(as) professores(as) que não trabalhem de acordo com as vontades dos governos e a classe dominante; c)impedir o desenvolvimento cultural e da autonomia intelectual dos estudantes; d) preservar relações preconceituosas e discriminatórias, privilegiando grupos opressores da sociedade; e)proibir a liberdade de expressão e a pluralidade de ideias; entre outros retrocessos no âmbito educacional.

Em geral, quem defende a mordaça nas escolas são pessoas que, como os membros do MBL, não possuem vínculo com a educação e não estão preocupadas com os problemas enfrentados pelas comunidades escolares. Sabemos que por trás do “sem partido” ocultam-se interesses políticos que visam moldar as mentes e corações das crianças a aceitarem a sociedade imposta pelos grupos que estão no poder.

*TODOS À CÂMARA! NÃO IRÃO SILENCIAR O FUTURO!*
No dia de hoje (07), aproximadamente 60 pessoas fizeram-se presentes na Câmara de Vereadores para demonstrar seu descontentamento. Mesmo assim, o vereador Inhoatto manteve o seu pedido e demonstrou deboche quanto aos aplausos dos presentes em relação à fala de outro vereador, que denunciou o requerimento. A proposta irá à votação amanhã (08).

Representantes de diversas entidades e movimentos ligados à educação, bem como os estudantes presentes estão se preparando para uma manifestação maior, amanhã, para impedir que esse retrocesso ocorra em nosso município.

*Nós, do PSOL, lamentamos que os vereadores ajam de forma irresponsável contra os(as) profissionais da educação municipal. Nos colocamos do lado que batalha em defesa da escola pública! Somos contra a mordaça nas escolas!*

_PSOL Francisco Beltrão_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!