O dia 23 de outubro de 2019 foi de alegria e de realização de sonhos no município de São João do Triunfo, Paraná. Agricultoras, agricultores, Guardiãs e Guardiões de sementes, representantes do poder público, sindicatos rurais, associações, cooperativas e organizações de assessoria se reuniram para a inauguração da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento do Milho Crioulo Ecológico. A Agroindústria, gerida coletivamente por cooperativas da agricultura familiar, receberá milho produzido por famílias guardiãs de sementes crioulas e beneficiará alimentos como a canjica, o fubá e a quirera. Para assegurar que os grãos não estejam contaminados por OGMs, eles serão testados antes do processamento na agroindústria.
Além de produzir comida de verdade, sem contaminação por agrotóxicos ou transgênicos, a proposta da agroindústria é conectar produtores/as e consumidores/as, estreitando laços entre campo e cidade. Dois mercados já estabelecidos pela Agroindústria envolvem a parceria com o poder público local para a venda dos derivados de milho ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa Municipal de Aquisição de Gêneros Alimentícios da agricultura familiar, que garantirão alimentos saudáveis nas escolas e creches públicas.
Além de saudar a nova agroindústria, essa matéria descreve a trajetória de conquistas e conflitos no Centro Sul do Paraná onde, nas famílias e comunidades, agricultores e agricultoras se organizam há décadas para defender a agrobiodiversidade e promover a agroecologia.
Clique aqui para saber mais.
Fonte: Boletim Sementes Crioulas – Por um Brasil Ecológico, Livre de Transgênicos e Agrotóxicos.
Encontre produtos orgânicos em:
Empório Vida Verde
Faz bem para o planeta/faz bem para você!
Rua Francisco Murtinho, 790 - Sala 4
85.980-000 - Guaíra-PR
+55 (44) 99132-9011
Atendimento das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00 (Seg. a Sexta).
Facebook: https://www.fb.com/ArmazemVidaVerde/
Instagram: @armazem.vidaverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!