7/17/2018

Projeto incentiva sementes crioulas no Paraná



Os bancos comunitários para conservação de sementes e mudas crioulas existem em vários estados. No Paraná, também há experiências similares para preservar as sementes puras, que necessitam de apoio. Por essa razão, o deputado estadual Tadeu Veneri apresentou projeto de lei prevendo uma política de incentivo à formação desses bancos comunitários.
Sementes e mudas crioulas são variedades que não tiveram sua estrutura genética modificada pela indústria, em um processo de melhoramento genético, e não são, consequentemente, patenteadas por nenhuma empresa. São cultivadas naturalmente e se adaptam ao ambiente como resultado de um processo de seleção natural ou pela ação dos agricultores.
A proposta de Veneri permite ao poder público realizar parcerias com entidades que tenham experiência na gestão de banco comunitário de sementes e mudas, nos biomas e ecossistemas e na capacitação de agricultores. Também possibilita a criação de programas para auxiliar os assentados da reforma agrária, indígenas, agricultores familiares e faxinalenses a terem acesso ao Sistema Nacional de Sementes e Muda.
Para o deputado, os bancos são ferramentas importantes ferramentas para fortalecer as práticas de desenvolvimento sustentável. “As sementes crioulas ajudam a reduzir o uso dos insumos químicos cujos efeitos ainda são desconhecidos sobre a saúde, além de serem mais resistentes a pragas e às mudanças climáticas”, disse Veneri.
Fonte: www.tadeuveneri.com.br
Volte sempre! Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!