O destino dos investimentos em educação e como esse trabalho é realizado foi tema do 18º Fórum de Controle e Fiscalização dos Recursos da Educação (FUNDEB), realizado nos dias 22 e 23 de junho, em Jacarezinho (PR). Foram dois dias de muitas reflexões e debates para capacitação no processo de fiscalização do uso das verbas destinadas ao ensino básico no país. Foi a 18 ª Sessão do Fórum, que começou em 2003, a partir de uma iniciativa do mandato do deputado estadual Tadeu Veneri (PT) com apoio de diversas entidades.
“Não adianta ter uma legislação bonita, tem que ter recurso para por ela em prática”, afirmou Eduardo Ferreira, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).” Os profissionais da educação são desvalorizados e, juntos, podemos construir uma sociedade mais justa. Qualquer ação do estado deve ser pautada nos desafios da constituição”, completa Milton Canuto, representante da CNTE, que participou de uma mesa de discussões sobre sobre o desmonte de políticas públicas.
“Não temos uma direção no Fórum, ele se constitui com parceiros de forma colaborativa. Fazemos um processo onde aprendemos e ensinamos coletivamente, tentando passar um pouco do que vivenciamos no dia a dia”, disse o deputado Tadeu Veneri. Ele entende que o fórum é uma forma de fiscalização para que a sociedade se capacite para fazer funcionar os mecanismos de controle da aplicação das verbas, evitando os desvios.
A 18ª sessão teve a participação da APP-Sindicato, parceira na realização desta rodada, Ministério Público Estadual e representantes de diversas entidades que atuam na área da educação, além de profissionais do magistério e do setor.
Leia aqui a Carta de Jacarezinho
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!