7/13/2018

*“ESCOLA SEM PARTIDO” É FARSA! NÃO CALARÃO A EDUCAÇÃO! OS ESTUDANTES DEVEM CONHECER A REALIDADE!*

*"ESCOLA SEM PARTIDO" É FARSA! NÃO CALARÃO A EDUCAÇÃO! OS ESTUDANTES DEVEM CONHECER A REALIDADE!*

Não passa de uma armadilha. Com argumentos falsos e um discurso moralista, o congresso quer aprovar o rasteiro projeto de lei do "Escola Sem Partido", que chamamos de "Lei da Mordaça". E o que querem os partidos, grupos e políticos que o defendem? Uma escola que não permita refletir criticamente sobre a própria sociedade, que impeça os jovens de questionarem o sistema político e econômico, que atrapalhe a busca pela superação das desigualdades sociais.

Para começar, a maioria dos que se escondem atrás do projeto não possui vínculo com as escolas, não entende de educação, é incoerente em seus fundamentos e revela um profundo desconhecimento sobre os conteúdos, o processo educativo e o papel da escola.

*Quem são eles?* Os mesmos que já perseguem os educadores e a juventude, que ferem as liberdades democráticas, que têm atuado no desmonte dos serviços públicos e na retirada de direitos. Os partidários de uma escola "sem partido" buscam, na prática, preservar os interesses e a visão de mundo das elites, sem contar com a resistência das próximas gerações.

Além dos grupos golpistas e elitistas como o MBL, há os fundamentalistas e partidos como o PP, PSL, PSDB, DEM, PR, PSD, Podemos, PTB, Patriota, MDB e PRB que defendem a mordaça nas escolas.

Denunciamos que o projeto, na verdade, impede os professores de contribuírem com o desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos, de apresentar as diferentes formas de conhecimento produzidas pelas sociedades.

Sob a falácia da "ameaça à educação familiar", acusam todos os educadores de práticas que não condizem com o seu trabalho e formação. Na contramão da construção de uma sociedade tolerante, democrática e plural, querem substituir as relações de diálogo e de solidariedade por relações de desconfiança e conflitos.

*A votação pode ser a qualquer momento*. O PSOL está, juntamente a demais organizações de luta, na linha de frente em defesa da escola livre, crítica e democrática. Estamos atentos e cientes que *só com mobilização popular conseguiremos barrar mais esse retrocesso*.

Somos contra a mordaça nas escolas!

*Lorenzo Balen*  professor de sociologia e pré-candidato a deputado federal pelo PSOL, no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!