12/24/2017

Benzedeiras do Sudeste Paranaense voltam a ser destaque em programa televisivo

        O trabalho desenvolvido pelo MASA - Movimento Aprendizes da Sabedoria voltou a ser destaque no Programa Caminhos do Campo da Rede Paranaense de Comunicação - RPC, na edição especial de natal que foi levada ao ar hoje (24/12). O tema voltou a ganhar destaque após a recente reportagem em rede nacional do Programa Globo Rural, exibida a cerca de um mês.

         
Benzedeira sendo entrevistada no Parque Municipal Monge João Maria
(Foto: João Luis Dremiski)


         No programa exibido hoje, foi destacado o trabalho desenvolvido pelo MASA nos municípios de Rebouças, Irati e São João do Triunfo, municípios que o movimento tem mais expressão, sendo que Rebouças e São João do Triunfo são municípios que já possuem lei municipal que reconhece os ofícios tradicionais de cura, sendo pioneiros no país. O destaque maior foi para as ervas medicinais trabalhadas em disciplinas curriculares do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná - IFPR (Campus de Irati); o cultivo de plantas medicinais e o conhecimento da Srª Agda Cavalheiro; a conservação ambiental do Parque Municipal Monge João Maria (Rebouças) com comentários da benzedeira Ana Maria dos Santos; a criação da Casa de Rezas no lote da benzedeira Sebastiana em Irati para atendimentos e romarias de São Gonçalo e ainda os depoimentos de uma aluna do IFPR e de uma mãe que leva seu filho com frequência para ser benzido.
               
              Recentemente ocorreu no município de Rebouças uma sessão solene na Câmara de Vereadores com moção de aplausos à integrantes e lideranças do MASA, conforme proposição da vereadora Daniele Andrade (REDE).

Para assistir a reprise do Programa Caminhos do Campo - Clique aqui (Link da Rede Globo).
            
           O trabalho desenvolvido pelo Movimento Aprendizes da Sabedoria representa ao mesmo tempo a preservação e o resgate de uma cultura secular da região; forma de conservação da biodiversidade (espécies nativas e crioulas), alternativa de saúde popular; resistência à preconceitos diversos e exercício de cidadania.

Pequena Capela com ex-votos deixados por fiéis - Parque Municipal do Monge João Maria


Casa de rezas em Irati

Nascente protegida que, segundo a tradição, foi deixada pelo Monge João Maria

Quintal com plantas medicinais: conservação da biodiversidade

Fotos: João Luis Dremiski - IFPR/MASA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!