3/10/2020

PARANÁ: Decreto que cancela recadastramento recebe parecer favorável. Governo se retirou de negociações

Decreto que cancela recadastramento recebe parecer favorável. Governo se retirou de negociações

De autoria do deputado estadual Tadeu Veneri (PT), o projeto de decreto legislativo que cancela o decreto 3.808/2020, do governador Ratinho Junior (PSD) obrigando os servidores a um novo recadastramento, recebeu parecer favorável do deputado estadual Evandro Araújo (PSC) na Comissão de Constituição e Justiça, em reunião nesta segunda-feira, dia 9.  Porém, o deputado Paulo Litro (PSDB) pediu vistas ao parecer adiando a votação do parecer pela CCJ.
O decreto de Ratinho Junior estabelece que os servidores devem dar nova autorização para que as contribuições sindicais e outras associações sejam descontadas na folha de pagamento. O decreto é considerado inconstitucional pelas instituições que representam os servidores públicos e que vêem na medida uma forma de desmonte das associações e da organização sindical dos servidores.
O prazo final para o recadastramento vence nesta terça-feira, 10, mas a maioria dos servidores não fez o procedimento devido às dificuldades burocráticas e à falta de tempo hábil para se deslocar a Curitiba providenciar a nova autorização. Neste final de semana, o governo  interrompeu as negociações que vinham sendo mediadas com as entidades representativas dos servidores pelo Ministério Público do Trabalho.  “Nós temos um impasse e a Assembleia pode aprovar o decreto e acabar com um problema que o governo colocou na vida dos servidores e das entidades que os representam”, disse Veneri.
Como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, Veneri apresentou o decreto anulando a medida do governador a pedido do Fórum Estadual dos Servidores Públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!