8/21/2019

Primeira Festa do Monge João Maria é realizada com sucesso

      No último dia 18 de agosto, o município de Rebouças sediou a primeira edição da Festa do Monge João Maria, que ocorreu junto com o II EMAR - Encontro de Meio Ambiente de Rebouças. O evento foi promovido pela Prefeitura de Rebouças, MASA - Movimento Aprendizes da Sabedoria e IFPR - Instituto Federal do Paraná e contou com a presença de centenas de pessoas do município, de outras regiões do Paraná e de Santa Catarina.
       
      O local escolhido para a realização do evento é uma unidade de conservação municipal, o "Parque Ambiental Monge João Maria" criado pela Lei Municipal 2042/2017 após a realização de audiência pública e demais trâmites legais. O local abriga uma fonte de água (nascente) que, segundo a tradição, foi deixada pelo próprio monge João Maria no final do séc. 19 ou início do séc. 20; árvores nativas centenárias, como Araucárias, Cedros, Imbuias e Canelas. Saiba mais sobre a criação do parque aqui.

         Dentre as atrações do evento, destacam-se a caminhada realizada pela cidade até o local da concentração, o ato religioso na fonte de água do parque, doação de cães para adoção, distribuição de mudas florestais nativas, feira agroecológica, romaria de São Gonçalo e a palestra sobre os monges com o Prof. Dr. Nilson César Fraga da UEL - Universidade Estadual de Londrina-PR.

Veja também: Romaria da Terra do Paraná 2019
        
           Em sua explanação, o Prof. Nilson atraiu a atenção do público presente ao dar uma verdadeira "aula de história" sobre a peregrinação dos monges no início do século passado na região, sobre os horrores da Guerra do Contestado (que ocorreu bem próxima do município de Rebouças), sobre a formação do território, comunidades tradicionais e demais assuntos relacionados. O professor também fez um comparativo do momento da época com os retrocessos atuais e ainda narrou detalhes da execução de mais de 30 mil pessoas na guerra que foi um "genocídio caboclo" tão pouco comentado.

Feira de Sementes reuniu milhares de pessoas em Rebouças

        Também fizeram o uso da palavra o prefeito municipal Luiz Everaldo Zak e a líder do MASA Ana Maria dos Santos. O prefeito deu boas vindas ao público presente e falou da importância do parque e do trabalho desenvolvido com as benzedeiras e demais detentores de ofícios tradicionais de cura.  Ana, por sua vez destacou a importância da organização dos povos tradicionais, da necessidade de superação do preconceito e teceu críticas às políticas neoliberais que castigam a população mais pobre, como a reforma da previdência.

        O Movimento Aprendizes da Sabedoria que reúne detentores de ofícios tradicionais (benzedeiras, parteiras, rezadeiras, costureiras de redindura, dentre outros) tem 10 anos de história enquanto movimento social. Durante esse período foram realizadas dezenas de atos públicos, culturais e religiosos como cursos, palestras, encontros, romarias e reuniões. Ainda houve o reconhecimento por Lei Municipal nos municípios de Rebouças, São João do Triunfo e Irati; Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2011); reconhecimento por Lei Estadual como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná - projeto de lei do dep. Tadeu Veneri (2018); reportagem Nacional pela TV Globo no Programa Globo Rural; moção de aplausos pela Câmara de Vereadores de Rebouças, dentre tantas outras conquistas. Saiba mais sobre o MASA: CLIQUE AQUI.

      Até o final do dia, estima-se que cerca de 1.000 pessoas passaram pelo local, mostrando que o evento "veio para ficar" e que com certeza se repetirá com muito mais vigor nos próximos anos.



Plantas Medicinais


Pessoas tomam da água que segundo a tradição foi deixada pelo Monge São João Maria

Ato religioso junto ao olho d' água 

Público presente

Prefeito de Rebouças - Luiz Everaldo Zak

Distribuição de mudas nativas - Erva Mate

Público presente na palestra do Geógrafo Nilson Fraga

Povos tradicionais (indígenas) prestigiando o evento

Comunidade reboucense e de outros municípios

Prof. Nilson César Fraga (UEL)

Mudas nativas para distribuição gratuita

Parque Ambiental Monge João Maria - bosque.

Benzedeira do MASA mostrando a carteirinha de reconhecimento por lei municipal

Monge João Maria - santo popular

Vegetação Nativa protegida no Parque Ambiental

Trilha Ecológica

Sementes nativas


Remédios caseiros e fé!

Plantas Medicinais - Biodiversidade e Saúde

Texto e imagens: Anderson Gibathe (andersongibathe5@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!