15 de março foi um dia de grande esperança e uma profunda tristeza.
No mesmo dia em que o School Strike for Climate (Greve Estudantil para o Clima) mobilizou a maior mobilização climática global de sua história, somos lembrados, pela maneira mais terrível que há, da crescente ameaca apresentada pela supremacia branca e islamofobia, quando 50 pessoas foram mortas em um ataque terrorista em Aotearoa, Nova Zelândia.
Ao mesmo tempo em que celebramos a incrível conquista destas jovens e destes jovens em mobilizar 1,6 milhão de pessoas para lutar por um clima no qual possamos viver bem, nós também expressamos nosso pesar e manifestamos nosso compromisso para melhorar ainda mais nosso combate à supremacia branca em nosso trabalho. Não há justiça em nosso planeta enquanto não houver justiça para todas as pessoas e povos. Questões de mudança climática e racismo estão interligadas e devem ser combatidas de forma conjunta..
Quando refletimos sobre tod@s as/os jovens que tomaram as ruas na sexta feira; sobre como isso demonstra quão longe nosso movimento chegou nessa luta, sabemos que ainda há mais trabalho a ser feito.
Assista e compartilhe este vídeo que celebra a School Strikes - Greves Estudantis e peça para suas amigas e seus amigos que participem!
Movimentos sociais tornam possível o impossível. Eles perturbam ordens sociais quebradas ou corruptas, despertam a imaginação humana e nos mostram o quão poderosos nós realmente podemos ser quando estamos juntos. Com a ciência climática tornando-se cada vez mais urgente e apocalíptica, com a ascensão da supremacia branca e o endurecimento das fronteiras nacionais, precisamos mais do que nunca dessas faíscas de inspiração e imaginação.
Enquanto esta nova geração expande os horizontes de possibilidades, cabe a nós garantir que estas faíscas tornem-se grandes incêndios de ação.
@s jovens estão mudando o terreno da política como de costume e abrindo novas possibilidades. Coisas que pareciam impossíveis semana passada parecem, hoje, estar em nosso alcance. Este é o poder de movimentos sociais, de pessoas que atuam em conjunto e de uma nova geração que está surgindo e que possuem a sua autoridade moral própria, falando corajosamente e exigindo justiça.
É por este motivo que estamos nos comprometendo, neste momento, a fazer ainda mais.
Quanto mais pessoas se juntarem ao nosso movimento, seremos ainda mais capazes de realizar feitos mais poderosos. Quando novos feitos tornam-se possíveis, é nossa responsabilidade agir com coragem e ambição.
Quando olhamos para 2020, sabemos que a janela de oportunidade para resolver a crise climática, bem como as injustiças relacionadas com ela, está se fechando. É tempo de nos comprometer a fazer tudo o que pudermos nesta luta por nosso futuro.
Tod@s nós precisamos refletir sobre o que mais podemos fazer para seguir o exemplo dessas crianças e lutar por um futuro melhor, e queremos ouvir de você. Estamos ajustando nossos planos para o próximo ano à luz destas mobilizações e o feedback de vocês é muito importante.
Você vai ouvir mais de nós e sobre nossos planos para 2019 e 2020 enquanto ganhamos força e mais ambição. Por agora, compartilhe este momento maravilhoso com suas amigas e seus amigos nos meios sociais ou encaminhe este email Já é tempo de elas e eles se juntarem a nós nesta luta.
Avante,
Ilan Zugman
A 350.org está construindo um movimento global para resolver a crise climática. Conecte-se conosco no Facebook e Twitter e inscreva-se para receber alertas por e-mail. Você pode ajudar a fortalecer o nosso trabalho se envolvendo localmente e doando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!