IDEC explica como funcionam as bandeiras tarifárias de energia
Apesar de ser essencial, o serviço de energia tem se tornado cada vez mais caro e ainda está baseado em um modelo de geração que causa muitos impactos socioambientais.
Quando há pouca chuva, o nível dos reservatórios das hidrelétricas cai e, como consequência, a produção de energia diminui. Para compensar, o governo manda acionar as termelétricas, que são mais caras.
O sistema de bandeiras foi criado para cobrir esses custos adicionais na produção de energia, antecipando a receita das distribuidoras. As tarifas são classificadas em cores:
Significa que os custos de geração foram baixos, portanto, a tarifa não terá nenhum acréscimo naquele mês.
É um sinal de alerta e indica que os custos estão aumentando. Apresenta custos extras nas contas de luz para cada 100 kW/h consumidos devido ao uso das termelétricas.
Mostra que o valor de produção está alto e é dividida em patamar 1 e 2, que apresentam preços diferentes. Também apresenta custos extras nas contas de luz para cada 100 kW/h consumidos devido ao uso das termelétricas.
A dica acima é uma das 30 que reunimos sobre como fazer escolhas mais confiáveis, saudáveis e ecológicas nas suas compras do dia a dia, buscando também esclarecer sobre os direitos do consumidor em situações que costumam gerar dúvidas.
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!