7/21/2018

LUTO: Falece Acir Tullio - Líder Faxinalense e Guardião das Sementes Crioulas

Acir foi uma importante liderança comunitária dos povos faxinalenses e da agroecologia, sendo um grande defensor das sementes crioulas

A imagem pode conter: 1 pessoa
Foto: Reprodução (Facebook)

       Faleceu no último dia 20 de julho, o sr. Acir Tullio aos 66 anos, o mesmo era filho de Antônio Agostinho Tullio e Justimina dos Santos Tullio, residia na comunidade Faxinal dos Marmeleiros, no município de Rebouças-PR e já há algum tempo vinha lutando contra um câncer.

       Foi um grande líder dos faxinalenses, povos tradicionais típicos da região sul do Brasil, cuja organização se baseia no uso da terra em comum, em que os moradores convivem num mesmo espaço de terra com os animais soltos em um mesmo criadouro, mantendo em pé a floresta com araucárias. O sistema faxinal está cada vez mais ameaçado devido à expansão do agronegócio, principalmente com as monoculturas agrícolas e florestas, como o soja, trigo, milho e pinus. Graças a luta dos povos faxinalenses, várias dessas comunidades do Paraná foram enquadradas como um tipo de unidade de conservação especial, as ARESUR (Área Especial de Uso Regulamentado) garantindo o repasse de ICMS Ecológico para os municípios em que estão situadas. 

        Além de defender os povos faxinalenses, Acir foi um grande expoente da agroecologia na região, cultivando dezenas de variedades crioulas sem agrotóxicos e participando de diversos eventos no Estado do Paraná e também em outros estados do Brasil, incluindo congressos, feiras de sementes crioulas, romarias, palestras, encontros e também do Fórum Social Mundial em 2005 em Porto Alegre-RS. Nas feiras de sementes crioulas, o agricultor sempre participava da exposição e das trocas de sementes, ajudando a disseminar a rica biodiversidade conservada pela agricultura familiar camponesa.

         Diversas lideranças políticas e de movimentos sociais lamentaram o falecimento de Acir, que mais do boas lembranças, deixa para todos um legado de muita luta e resistência.



     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!