7/17/2018

Benzedeiras são reconhecidas em mais uma cidade do Paraná

Depois de Rebouças e São João do Triunfo, Irati será o terceiro município do Brasil a reconhecer os detentores de ofícios tradicionais de cura. Ao mesmo tempo, tramita na Assembleia Legislativa do Paraná para reconhecimento estadual das benzedeiras como patrimônio cultural imaterial do Estado.









           O Município de Irati, localizado no sudeste do Paraná será o terceiro município do Brasil a ter uma lei municipal reconhecendo os detentores de ofícios tradicionais de cura (benzedeiras, parteiras, costureiras de redinduras e remedieiras).

            O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, obtendo a maioria absoluta dos votos (oito dos dez vereadores) na noite dessa terça-feira (17 de julho de 2018) e aguarda a sanção do prefeito Jorge Derbli (PSDB) para passar a valer como lei.

           A aprovação do projeto é fruto do trabalho de integrantes do Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA), movimento social que surgiu na região sudeste do Paraná inicialmente com assessoria do Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP). Com o objetivo principal de organizar as comunidades e bairros para a valorização e resgate do conhecimento popular sobre as plantas medicinais, bem como os chamados ofícios tradicionais de Saúde Popular e Cura Religiosa,como: Benzedeiras, Benzedores, Costureiras (os) de Machucadura e Rendidura, Remedieiros, Massagistas Tradicionais, Rezadeiras e Parteiras.

        Além das plantas medicinais, a grande maioria variedades crioulas ou nativas, o trabalho desenvolvido pelo MASA soma os benzimentos, simpatias, orações, banhos, defumações, rezas e massagens tradicionais que estavam presentes, muitas vezes correndo o risco de desaparecimento.

Um pouco de História

         Em 2008 as Aprendizes da Sabedoria junto com diversas entidades de apoio realizaram o 1º Encontro Regional das Benzedeiras, Rezadeiras, Curadores, Costureiras (os) de Machucaduras e Parteiras na cidade de Rebouças-PR (clique aqui para ler a carta do referido evento). Com os lemas: “Cuidar da vida é a nossa missão” e “Conhecimentos tradicionais e saberes populares conservando a biodiversidade e cuidando da vida”. Nesse encontro regional de ofícios tradicionais de saúde popular surgiu como proposta a organização das Benzedeiras e demais ofícios tradicionais em MOVIMENTO SOCIAL.

        Desde sua organização o MASA busca o resgate e valorização das práticas tradicionais de saúde e da religiosidade popular local, nestes anos de luta o MASA conseguiu avanços importantes na região, servindo de referência para o Brasil, caso das leis municipais de reconhecimento dos ofícios tradicionais de saúde popular aprovadas no Município de São João do Triunfo e Rebouças.

     No ano 2010, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Rebouças e sancionado pelo então prefeito Luiz Everaldo Zak o projeto que se transformou na primeira lei ,municipal do Brasil de reconhecimento dos detentores de ofícios tradicionais. Tal lei foi destaque nacional em grandes órgãos de imprensa, sendo a primeira grande repercussão nacional do movimento.

         No ano 2011, o trabalho foi reconhecido nacionalmente com o "Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade" do IPHAN com a ação: "Mapeamento Social das Benzedeiras dos municípios de São João do Triunfo e Rebouças no Estado do Paraná" - Categoria: Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.

           Em 2012, foi realizado na cidade de São João do Triunfo o 2º encontro, encampando a ideia de formulação de lei municipal naquele município que mais tarde tornou-se realidade, depois de muita luta.

            Em 2017, ocorreu em Rebouças o terceiro encontro (Relembre aqui) reunindo dezenas de lideranças da região e de outras regiões do Paraná reafirmando a importância do trabalho desenvolvido pelos detentores de ofícios tradicionais de cura. Na oportunidade, ocorreu o plantio simbólico de dezenas de mudas florestais nativas no recém criado Parque Municipal do Monge João Maria, que possui um olho d' água que, segundo a tradição foi deixado pelo monge João Maria, líder religioso que peregrinou pela região no final do século 19 e início do século 20.

       Ainda em 2017, a Câmara Municipal de Rebouças-PR realizou sessão solene em homenagem à integrantes do MASA que atuam no município. Relembre aqui.

          No mesmo ano, o trabalho do MASA foi destaque em rede nacional de televisão no Programa Globo Rural, gerando grande repercussão. Assista aqui.

         Em 2018, os trabalhos do MASA continuam na busca de maior reconhecimento e propagação dos conhecimentos centenários através de diversas ações como oficinas e obviamente, o trabalho diário e voluntário de cada detentor de ofício tradicional, promovendo a saúde popular. Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de autoria do Dep. Estadual Tadeu Veneri (PT) que pretende reconhecer as benzedeiras como patrimônio cultural imaterial do Paraná. Saiba mais!

            O Movimento Aprendizes da Sabedoria. MASA indica a existência de uma população de aproximadamente 17.000 pessoas no Paraná, praticantes da arte de curar e ensinar remédios caseiros, colaborando diretamente para a saúde de milhares de pessoas em todos os municípios do Estado. Nos municípios que foi realizado o mapeamento social os dados são os seguintes: Rebouças 134 ofícios, São João do Triunfo 163 ofícios e em Irati com a pesquisa em andamento já contabiliza 174 ofícios tradicionais de saúde popular e cura religiosa.


*Informações fornecidas por integrantes do MASA
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!