Um dos mais importantes eventos de luta popular será realizado em Barbosa Ferraz no dia 19 de agosto de 2018.
Foto da Romaria da Terra de 2014 em Congonhinhas-PR. Relembre aqui.
Romaria da Terra - Centenário do Contestado em Timbó Grande-SC. Relembre aqui
Lema: “Com direito e justiça, a paz supera a violência no campo"
As romarias tem um sentido simbólico, acham sua fonte na própria marcha da humanidade. Sempre houve lugares que despertaram fascínio sobre as pessoas e para os quais as pessoas foram e vão à busca de algo para suas vidas.
As Romarias da Terra aconteceram na esteira do Concílio Vaticano II, que acabou com a ruptura entre povo, palavra e altar. As Romarias tradicionais essencialmente buscam o altar e o Santo, as Romarias da Terra introduziram a "Palavra", a reflexão. As Romarias da Terra têm um caráter ecumênico e ainda mais macro-ecumênico, incorporando ritos e símbolos de outros religiões ao universo católico. As Romarias da Terra valorizam o religioso, e não falham na sua contribuição profética. Nelas se busca mais que confortar o coração, se busca a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus.
As romarias tradicionais estão centradas na individualidade, na promessa, no transcendente e as Romarias da Terra tem como foco o coletivo e a realidade do povo. "A romaria contribui para transformar a mística e a espiritualidade em gesto e compromisso concretos". (Cícero Moreira da Silva, professor da Universidade do estado do Rio Grande do Norte)
Nesse sentido o Regional Sul II anuncia a 31ª Romaria da Terra do Paraná.
>> Relembre todos as cidades que a Romaria da Terra do Paraná foi realizada: Clique aqui
Convite para a 31ª Romaria da Terra do Paraná:
Londrina,16 de fevereiro de 2018
“O fruto da justiça será a paz” (Is 32,17)
Caros irmãos e irmãs da caminhada,
A festa nunca termina, para aqueles e aquelas que são propagadores/as da Paz. Vimos através desta fazer contato com você agente de pastoral, comunidades, paróquias, dioceses para anunciar nossa 31ª Romaria da Terra do Paraná. A ser realizada dia 19 de agosto de 2018, em Barbosa Ferraz, Diocese de Campo Mourão.
Esse ano sob o contexto das ameaças sistemáticas da violência dos despejos dos acampamentos é que celebraremos o Deus que acampou entre nós e anuncia a todos e todas a Paz na terra aos homens e mulheres por ele amados.
Para bem celebrar nosso encontro de romeiros e romeiras da terra, refletiremos sob a Luz do Lema “Com direito e justiça, a paz supera a violência no campo”.
Desde já estamos convidando e convocando para que coloque em sua agenda, e inicie a motivação, mobilização e organização das caravanas de seu grupo, sua pastoral, paróquia, diocese e organizações/movimento sociais e populares. Para juntos celebrar nossa esperança de que “a prática da justiça”, resultará em tranquilidade e segurança duradoura em todos os acampamentos. E o povo, então passará a viver em ambiente feliz moradias (terra) seguras e tranquilas. ( cf Is 32,17-18).
E que não haja nenhuma família camponesa sem terra, porque “vós sois todos irmãos” e , tens parte dessa herança.
Fraternalmente,
Pe. Dirceu Luiz FumagalliJuvenal José RochaCoordenação da Comissão Pastoral da Terra no Paraná
*** Com informações de CEB's Paraná
Mais informações:
>> Como chegar em Barbosa Ferraz: clique aqui
Rua Dom Bosco,145 – Fone 43- 3347-1175 CEP: 86060-340 – Londrina – PR – Brasil email – cptparana@gmail.com
>> Letra da música Romaria da Terra (Tião e Bié): clique aqui
>> Curta este blog no Facebook e mantenha-se informado: Clique aqui
>> Filme O Anel de Tucum - assista aqui
>> Filme O Anel de Tucum - assista aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!