O deputado Tadeu Veneri (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa, afirmou nesta terça-feira (13) que o governo Beto Richa (PSDB) está divulgando informações distorcidas sobre o volume de recursos que foram destinados às universidades estaduais nos últimos anos.
Utilizando números divulgados pela Secretaria da Fazenda, o deputado Tião Medeiros (PTB) disse, em discurso na Alep, que os investimentos nas universidades estaduais foram de 13,28% em 2016, 12% em 2012 e 11% em 2008.
Veneri contestou e afirmou que os números estão sendo distorcidos pelo governo tucano. “Está se vendendo, através da Secretaria da Fazenda, uma mentira. O montante destinado às universidades estaduais é muito inferir ao que está sendo apresentado. Em relação à receita líquida de impostos, os recursos destinados às universidades são de 8,2% em 2016 e 7,4% em 2015”.
O deputado criticou a comparação entre universidades públicas e privadas. “Outra coisa que se fala é que nós temos mais professores nas universidades públicas do que nas privadas. Lógico, existem hospitais universitários. As instituições privadas não têm extensão, não tem pesquisa, na sua maioria, tem apenas ensino a distância. Vamos parar de falar sem analisar a realidade. As universidades do Paraná são os maiores polos de desenvolvimento que nós temos. Não dá para colocar no mesmo balaio as universidades privadas com as universidades públicas”.
Via assessoria do dep. estadual Tadeu Veneri
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!