5/11/2017

Copel sacrifica investimentos para dobrar lucros distribuídos aos acionistas

“Estão sucateando a Copel”, disse nesta quarta-feira, o líder da bancada de Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), ao comentar  a aprovação da proposta de aumento de 25% para 50% dos dividendos pagos aos acionistas da Copel. O governo do Paraná, principal acionista com 31% das ações preferenciais e 58,6% das ações ordinárias, com direito a voto, irá receber R$ 150 milhões, segundo estimativas. Em compensação, a Copel perde suas reservas para fazer novos investimentos.

Para o deputado Tadeu Veneri, a decisão também compromete o cronograma de obras da empresa. “Nós já temos várias obras atrasadas de usinas. Mas parece que o governo não se importa. Prefere pegar R$ 150 milhões e gastar em ações eleitoreiras para a campanha do próximo ano a fortalecer a empresa pública e ampliar e melhorar os serviços prestados à população”, comentou.
A decisão, aprovada em assembleia geral, encontrou resistências internas, que resultou na demissão do Diretor de Finanças e de Relações com Investidores da Copel, Luiz Eduardo Sebastiani, e da substituição de conselheiros que se opunham à medida. Os recursos que serão distribuídos entre os acionistas estavam, anteriormente, destinados ao deveria ser destinada à Reserva de Retenção de Lucros, cuja finalidade é assegurar o programa de investimentos da Companhia”.
Via site do Dep. Estadual Tadeu Veneri (PT Paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!