5/06/2017

Conheça o Histórico do Movimento Aprendizes da Sabedoria

A imagem pode conter: 1 pessoa
       As Aprendizes da Sabedoria surgiu de trabalhos assessorados pelo IEEP (Instituto Equipe de Educadores Populares) para formação de grupos de mulheres camponesas e urbanas nos municípios de Turvo, Irati, Fernandes Pinheiro. Este trabalho tinha como objetivo principal a organização das comunidades e bairros para a valorização e resgate do conhecimento popular sobre as plantas medicinais, bem como os chamados ofícios tradicionais de Saúde Popular e Cura Religiosa,como: Benzedeiras, Benzedores, Costureiras (os) de Machucadura e Rendidura, Remédieiros, Massagistas Tradicionais, Rezadeiras e Parteiras. O abandono de práticas populares de cuidado com a saúde e a consequente perda do conhecimento, somada a marginalização dos ofícios tradicionais de saúde popular, motivou a promoção de reuniões a fim de expandir e valorizar o uso e preparo de plantas medicinais, bem como a identificação desses ofícios. Nestes encontros e oficinas realizadas percebeu-se o vasto conhecimento sobre plantas medicinais, preparos como chás, xaropes, pomadas, tinturas, etc. Também soma os benzimentos, simpatias, orações, banhos, defumações, rezas e massagens tradicionais que estavam presentes, muitas vezes correndo o risco de desaparecimento.  No ano de 2008 as Aprendizes da Sabedoria e diversas entidades de apoio realizaram o 1º Encontro Regional das Benzedeiras, Rezadeiras, Curadores, Costureiras (os) de Machucaduras e Parteiras. Com o lema “Cuidar da vida é a nossa missão” “Conhecimentos tradicionais e saberes populares conservando a biodiversidade e cuidando da vida”. Nesse encontro regional de ofícios tradicionais de saúde popular surgiu como proposta a organização das Benzedeiras e demais ofícios tradicionais em MOVIMENTO SOCIAL.

        Desde sua organização o MASA busca o resgate e valorização das práticas tradicionais de saúde e da religiosidade popular local, nestes anos de luta o MASA conseguiu avanços importantes na região, servindo de referência para o Brasil, caso das leis municipais de reconhecimento dos ofícios tradicionais de saúde popular aprovadas no Município de São João do Triunfo e Rebouças.

     O Movimento Aprendizes da Sabedoria. MASA indica a existência de uma população de aproximadamente 17.000 pessoas no Paraná, praticantes da arte de curar e ensinar remédios caseiros, colaborando diretamente para a saúde de milhares de pessoas em todos os municípios do Estado. Nos municípios que foi realizado o mapeamento social os dados são os seguintes: Rebouças 134 ofícios, São João do Triunfo 163 ofícios e em Irati com a pesquisa em andamento já contabiliza 174 ofícios tradicionais de saúde popular e cura religiosa Esta cartilha possui dados importantes de coleta, uso e preparo das plantas medicinais, que durante anos o MASA reuniu para contribuir com o  trabalho das Benzedeiras, Costureiras de Rendidura, Remedieiros, Massagistas Tradicionais, Rezadeiras e Parteiras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!