A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 15, o projeto de autoria do deputado estadual Tadeu Veneri (PT) que declara o ofício das benzedeiras como patrimônio cultural imaterial do Estado. Estão contempladas na proposta os ofícios de romeiro de São Gonçalo, tocador de romaria, festeiros de santos, costureiras de rendidura, rezadeiras, remedieiros, parteiros.
Veja também: Benzedeiras voltam a ser destaque em programa televisivo
Veja também: Benzedeiras voltam a ser destaque em programa televisivo
O projeto reconhece a importância das ocupações e procedimentos voltados à promoção da saúde popular, que se utilizam de conhecimentos e práticas tradicionais repassados de geração à geração. O enquadramento como patrimônio imaterial permite a ação do poder público para preservação destes ofícios e manifestações, que correm o risco de extinção sem o devido apoio para sua propagação.
Não deixe de conhecer o Histórico do Movimento Aprendizes da Sabedoria - MASA
Não deixe de conhecer o Histórico do Movimento Aprendizes da Sabedoria - MASA
“A cultura popular e a tradição precisam ter o reconhecimento oficial para que possamos trabalhar na sua proteção”, disse Veneri. Em alguns municípios do Paraná, foram aprovadas leis reconhecendo as benzedeiras como agentes de saúde pública.
Fonte: assessoria de imprensa do Dep. Estadual Tadeu Veneri
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!