1/13/2018

SAÚDE: saiba mais sobre o câncer de pele

O câncer de pele configura como o tumor mais freqüente em nosso meio, correspondendo a cerca de 30% de todas as neoplasias malignas. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Combate ao Câncer) foram estimados 113.850 novos casos de câncer de pele para o ano de 2010.

Os cânceres de pele se apresentam em duas variantes: melanoma (pinta) e não-melanoma (lesão mais avermelhada). Sendo que o primeiro corresponde a 4% dos casos de câncer e os não melanoma a 94% dos casos.

A exposição excessiva à luz solar é o principal fator de risco do câncer de pele. Pessoas de pele clara que vivem em locais com alta incidência de luz solar são mais propensas a apresentar a doença, o que justifica a elevada ocorrência de câncer de pele no país. É mais freqüente ao redor dos 40 anos e acredita-se que é a exposição precoce, prolongada e sem proteção nos primeiros 20 e 30 anos de idade, como o principal fator de risco para sua ocorrência. A região da cabeça e pescoço é a mais freqüentemente acometida, pois são justamente os locais de exposição direta aos raios solares.

A classificação de Fitzpatrick diferencia os tipos de pele em seis tipos a saber: I – pele muito clara, sempre se queima e jamais se brônzea, II – pele clara, sempre se queima, às vezes se bronzeia, III – pele menos clara, algumas vezes se queima, às vezes se bronzeia, IV – pele pouco escura, às vezes se queima, sempre se bronzeia, V – pele muito escura, jamais de queima, às vezes se bronzeia e VI – pele negra, jamais se queima e sempre se bronzeia. Esta classificação é importante uma vez que permite identificar os pacientes portadores de pele clara e de maior risco para a ocorrência do câncer de pele, vista que acima de 85% dos cânceres ocorrem nos tipos I, II e III.

Em relação aos demais tipos de câncer, o câncer de pele não melanoma têm às mais elevadas taxas de cura, principalmente através de cirurgia, apresentando algumas vezes, resultados estéticos e funcionais adversos em decorrência do tamanho da lesão ao diagnóstico.

Prevenção

Apresenta fatores de risco bem estabelecidos o que permite elaborar métodos de prevenção e assim reduzir sua incidência. O autoexame da pele é uma forma simples de detectar alterações da pele e que podem abrigar o câncer. O paciente deve procurar as lesões de pele que coçam, descamam, sangram ou que alteraram a forma e/ou tamanho. Deverá seguir a regra do ABCD – A:assimetria, B:bordos, C:cor e D:diâmetro (> 6mm).

Um exame importante para o diagnóstico e prevenção do câncer de pele é a dermatoscopia, que permite a ampliação da lesão em até 15 vezes ao gerar uma imagem ampliada no computador. A precisão diagnóstica é superior a 90% auxiliando na indicação ou contra-indicação de procedimentos cirúrgicos.

Deve-se evitar a exposição á luz solar no período das 10h às 16h, quando a incidência da luz solar é mais intensa. Outras formas de proteção como chapéu e filtro solar são importantes para a prevenção. Óculos escuros com fator de proteção aos raios UVB e UVA, não somente protegem contra o câncer de pele, mas também a outras patologias benignas como a catarata.

Os filtros solares devem proteger contra os raios UVB e raios UVA, indicando-se os filtros com fator mínimo de proteção de número 15, renovando-o a cada 2 horas. O filtro de proteção solar (FPS) indica a relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta ao sol sem se queimar. Exemplo: uma pessoa que costuma se queimar após 10 minutos de exposição solar e usar um filtro solar de numero 15, terá 150 minutos de proteção, a menos que não ocorra transpiração excessiva ou ocorra exposição à piscina ou água do mar. Nestes casos o FPS deve ser renovado mais precocemente.

Atualmente o HPMPR dispõem do Serviço de Cancerologia Cirúrgica, estando apto a fornecer orientações sobre a prevenção do câncer de pele, como também o diagnóstico e tratamento desta neoplasia tão freqüente em nosso meio.


1° Tenente PM Médico Eurico Cleto Ribeiro de Campos,
Oncologista.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!