Saindo de Curitiba, há mais ou menos 500 metros antes de chegar na Praça de Pedágio de São Luiz do Purunã (Operada pela Rodonorte) no município de Balsa Nova-PR, mais precisamente na margem direita, há um sítio paleontológico, onde é possível ver icnofósseis (vestígios de atividades biológicas) de seres que habitaram o local há aproximadamente 410 a 415 milhões de anos, no início do Período Devoniano, em um ambiente marinho relativamente raso.
O local já foi ameaçado, sendo que parte da rocha que sustenta os icnofósseis (arenitos da Formação Furnas) foi destruída por máquinas que faziam a manutenção da rodovia BR 277 (que fica ao lado). Atualmente no local existe um painel com detalhes do referido sítio e informações sobre a formação de tão importantes registros. Devido a importância do local, houve o tombamento como "Patrimônio Cultural do Paraná", o que assegura a sua proteção, evitando a degradação.
Inscrição Tombo 26-I
Processo Número 07/2011
Data da inscrição 13 de junho de 2012
Fonte desta Imagem: CEPHA
Detalhe do painel fixado no local
Icnofósseis
Icnofósseis
Icnofósseis
Icnofósseis
Icnofósseis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!