6/01/2017

PARANÁ: Consumidor pagará mais por água a partir de junho

Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira, 29, o líder da bancada de oposição, deputado Tadeu Veneri destacou o início da cobrança do reajuste da tarifa de fornecimento de água pela Sanepar que será, em média, 8,53%. A nova tarifa foi autorizada pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), a partir do mês de junho e corresponde à revisão tarifária da empresa, que será paga anualmente pelos próximos oito anos, além da correção anual pela inflação.
Veneri observou que o reajuste da tarifa foi contestado em duas ações do mandato. Ao Ministério Público Estadual, o mandato pediu investigação sobre o parecer que fundamentou o reajuste concedido pela Agepar. O documento foi elaborado por servidor da Sanepar, a instituição que estava solicitando o reajuste. Para Veneri, houve conflito de interesses no processo.
Já na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a liderança da oposição protocolou pedido de investigação sobre a suspeita de vazamento de informações privilegiadas da estatal sobre o índice de reajuste para beneficiar os negociadores de ações da companhia na Bolsa de Valores.
No dia 8 de março, um dia antes da empresa comunicar ao mercado que a revisão tarifária de 25,63% aprovada pela Agepar, seria feita de forma parcelada nos próximos oito anos, houve uma movimentação atípica na quantidade de ações negociadas na bolsa. "Informações privilegiadas podem ter feito muitos ganharem muito dinheiro", disse.
A alteração do valor da tarifa mínima também foi apontada por Veneri. Se antes, a tarifa básica era cobrada sobre o consumo de até 10 metros cúbicos, a partir de junho, será até cinco metros cúbicos. Nesta nova estrutura tarifária, as distorções serão maiores que os benefícios, afirmou Veneri, explicando que a redução no valor da tarifa básica será de apenas 10%, não acompanhando o corte no volume que foi de 50%.
Via assessoria do dep. estadual Tadeu Veneri (PT Paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!