5/01/2017

Área com olho d' água deixado pelo Monge João Maria é transformada em parque em Rebouças



A passagem do Monge João Maria é narrada em diversos municípios do Sul do Brasil, como um senhor de barbas longas, que fazia profecias, realizava curas e deixava olhos d' água, aos quais cerca de um século depois, a população ainda recorre em busca de milagres, agradecimentos ou para "batizar" crianças, um tradição bastante comum no sul do Paraná.

Programa Globo Rural sobre Benzedeiras 05/11/2017

Estudos apontam que foram  pelo menos três monges que percorreram a terra das araucárias no final do século 19 e início do século 20, personagens que remontam o período da Guerra do Contestado (1912-1916), conflito histórico que ocorreu na área hoje limítrofe entre Paraná e Santa Catarina, que de forma indireta influenciou o Município de Rebouças, pois uma das causas do conflito foi a construção da estrada de ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul, que motivou a fundação do Município anos mais tarde (1930). Infelizmente tal conflito, não é trabalhado como deveria, pois a maioria da população sequer sabe que ocorreu conflito de tamanha magnitude em uma região tão próxima.

Em Rebouças há vários relatos de "olhos d' água de São João Maria" em comunidades rurais do município, incluindo este localizado na área do futuro parque e outro localizado em uma propriedade particular na Comunidade de Água Quente dos Domingues (que possui uma capela de madeira que foi recentemente restaurada por populares).

Olho d' água protegido em Rebouças (Foto: Anderson Gibathe)


No dia 25 de abril, a Câmara Municipal de Rebouças aprovou por unanimidade o Projeto de Lei para a criação do Parque Ambiental São João Maria e em audiência pública na mesma casa de leis, não houve nenhuma manifestação contrária ao projeto. Na sequência houve a sanção do Exmo. Sr. prefeito municipal Luiz Everaldo Zak, tornando-se a Lei 2042/2017, publicada no Diário Oficial do Município de Rebouças. Leia aqui.

O trabalho de reconhecimento da área, muito se deve ao Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA), que representa os detentores de ofícios tradicionais de cura, como benzedeiras, parteiras, costureiras de redindura, remedieiros (as), dentre outros que sempre defenderam a proteção do local, realizaram trabalhos voluntários de limpeza e valorizaram o local como patrimônio da população, cobrando das autoridades as providências para a proteção da área. Recentemente, os representantes do MASA efetuaram a proteção da nascente pelo método solo-cimento, que consiste na retirada de resíduos (limpeza), colocação de "pedra-rachão" e posterior cobertura com uma massa de solo peneirado, água e cimento, melhorando a qualidade da água, bastante consumida por quem frequenta o local e a qualidade ambiental, pois com a proteção, a água receberá menos poluentes. O trabalho de proteção da fonte foi coordenado pelo professor João Luis Dreminski, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus de Irati, que também acompanha e apoia os trabalhos do movimento a nível de região.

Conheça o Histórico do MASA


Audiência Pública na Câmara Municipal de Rebouças (foto: Divulgação Pref. de Rebouças)

O local possui fontes de água, sendo uma delas protegida recentemente pela técnica de solo cimento, melhorando a qualidade da água; árvores nativas de relevante interesse ecológico, como a Imbuia (Ocotea porosa), Murta (Curitiba prismatica), Cedro Rosa (Cedrela fissilis), Canelas (Ocotea sp e Nectandra sp) e dezenas de outras espécies ainda não catalogadas.

Recentemente foram implementadas melhorias no local, com cascalhamento do acesso, plantio de mudas florestais, proteção da nascente e limpeza. O trabalho foi realizado pelo pessoal da Prefeitura de Rebouças e por populares voluntários. 

Durante a realização do Terceiro Encontro de Benzedeiras do Centro Sul do Paraná ocorreu uma celebração no local, visita e plantio simbólico de mudas florestais nativas. Também durante o mesmo evento, o dep. estadual Tadeu Veneri, acompanhado de lideranças visitou o local.


Tadeu Veneri visita o local (Foto: Anderson Gibathe)

Pequena gruta com foto do Monge João Maria construída na área

Trabalho de limpeza e cascalhamento efetuado no local (Foto: Anderson Gibathe)


Outros municípios:

Na Lapa, a gruta que, segundo a tradição abrigou o monge João Maria está em uma área que pertence ao Governo do Paraná e está protegida por uma unidade de conservação estadual: "Parque Estadual do Monge" e recebe milhares de visitantes anualmente, que vão ao local para turismo ecológico e turismo religioso.

No Município de Tibagi, anualmente no dia da "Sexta-feira Santa", ocorre uma peregrinação de fiéis que saem da área urbana do Município e seguem até o olho d' água, localizado a cerca de 10 Km, em uma propriedade rural situada na margem da PR 340. Na beira da rodovia há uma placa marrom (indicação turística) indicando o acesso ao olho d' água (boa sugestão para os demais municípios).

Em Mangueirinha, a nascente localiza-se na comunidade do Covó, também nas proximidades de uma rodovia, com uma placa simples de identificação, grande visitação por parte da população e ocorrência de votos (objetos deixados por fieis em agradecimentos por graças recebidas).

No município de Candói, por ocasião de uma edição do evento "Caminhada Internacional da Natureza", o olho d' água foi limpo e sinalizado, evidenciando assim a ocorrência no município.

Em Campo Bonito, ocorre anualmente um circuito da Caminhada Internacional da Natureza denominado "Caminhos de São João Maria".

Estes são apenas alguns exemplos de manifestações, porém estas ocorrem em dezenas de outros municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Dica de Leitura:
Livro - Contestado em Guerra - 100 anos do massacre insepulto do Brasil (1912-2012). Nilson César Fraga (org.): traz capítulos com a participação de diversos pesquisadores sobre a Guerra do Contestado, passados 100 anos depois. O livro foi editado pela Editora Insular, saiba mais clicando aqui.

Dicas de Filmes:
Contestado, restos mortais, produção de Sylvio Back, disponível gratuitamente no You Tube aqui.

Guerra dos Pelados, produção de Sylvio Back, disponível gratuitamente no You Tube aqui.

Dica de Música:
Alma de Jagunço (Fogo de Chão) - Letra e Vídeo aqui

Buttons personalizados do Monge João Maria! Conheça aqui!

Assista aqui o Documentário "Os últimos campos gerais"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!