3/12/2017

Salto São Francisco - um salto com quase 200 metros de queda

     Localizado na "tríplice fronteira" entre os municípios de Prudentópolis, Turvo e Guarapuava, o Salto São Francisco possui mais de 190 metros de queda livre, sendo um dos maiores saltos do Brasil. O local possui a vegetação conservada, integrando a Floresta Ombrófila Mista, Bioma Mata Atlântica, com diversas espécies da flora e da fauna nativa. Majestosas araucárias (Araucaria angustifolia) podem ser avistadas na região, além de outras árvores como a Imbuia (Ocotea porosa) e a Cataia (Drimys brasiliensis). Além do Salto São Francisco, há ainda um salto menor a poucos metros acima do início da queda, o qual pode ser facilmente acessado, o Salto dos Cavalheiros.

     Para chegar até o local, são cerca de 40 Km partindo da cidade de Guarapuava, sendo cerca de 30 Km de asfalto e o restante de estrada de chão (em boas condições). No local, há infraestrutura nas proximidades da parte alta do salto, como estacionamento, lanchonete, banheiros, lixeiras e parque infantil. Para visitar a parte alta do salto é super tranquilo, cerca de 100 metros do estacionamento, com trilha limpa, plana e sinalizada. No local há limitações quanto ao acesso, devido a riscos de queda. Não ultrapasse a limitação

     Uma pequena trilha leva até a base do salto (parte de baixo), porém demanda preparo físico, sendo que demora 3 e 4 horas o percurso compreendendo a ida e a volta, com grau de dificuldade variando entre médio e alto, dada a necessidade de descer pequenas ladeiras, passar por locais úmidos e por rochas, haja vista que o terreno é bastante acidentado.

       Algumas dicas:

       - Procure mais informações antes de fazer sua aventura;
       - Leve alimentos leves, como frutas e sanduíches; 
       - Não faça fogueiras, não jogue bitucas de cigarro no chão;
       - Traga seu lixo de volta ou deposite em uma das lixeiras existentes no local; 
    - Não colete plantas ou rochas, não escreva nas árvores e nas rochas e não capture animais; 
       - Não faça barulho nas trilhas, afinal o espetáculo é da natureza. 

Como chegar (Google Maps): Clique aqui

Vista da parte de cima do salto (mirante)










Vista da base do salto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!