Planta típica de Cerrado fotografada na área da APA
Espécie típica do Cerrado
Através do site da Assembleia Legislativa do Paraná é possível ler na íntegra, baixar e acompanhar o Projeto de Lei 527/2016 dos deputados estaduais Plauto Miró Guimarães (DEM), Ademar Traiano (PSDB) e Luiz Cláudio Romanelli (PSB) que pretende diminuir em 68% a área da unidade de conservação APA da Escarpa Devoniana.
A APA da Escarpa Devoniana compreende o limite entre o primeiro e o segundo planalto do Paraná e abrange 12 municípios paranaenses (Lapa, Porto Amazonas, Balsa Nova, Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Palmeira, Campo Largo e Carambeí. Em seu interior ocorrem importantes sítios geológicos (Vila Velha, Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha, Canyon Guartelá, Canyon Jaguariaíva, Dolinas Gêmeas, Caverna Olhos d' Água, Canyon São Jorge), sítios arqueológicos (pinturas rupestres), animais ameaçados de extinção (Puma, Lobo Guará, Urubu Rei), relictos de Cerrado (com espécies da flora como Pequi, Barbatimão e Copaíba), remanescentes da Floresta Ombrófila Mista e de campos nativos.
No último dia 10 de março ocorreu no Cine Teatro Ópera de Ponta Grossa, um audiência pública para tratar do assunto, contando com cerca de 800 pessoas da comunidade na parte interna do espaço e mais cerca de 300 do lado de fora. Na oportunidade, estiveram presentes representantes de diversas entidades da região, lideranças, estudantes, universitários, agricultores e os deputados estaduais favoráveis à diminuição Plauto Miró e Pedro Lupion (ambos do DEM) e os deputados contrários Péricles de Melo (PT) e Rasca Rodrigues (PV). Houve a apresentação da proposta de modificação do perímetro da referida APA por um representante da instituição que fez o estudo, a Fundação ABC, a qual é vinculada a setores do agronegócio, explanação da representante do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), de um pesquisador da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e de outras lideranças. O espaço escolhido para a realização da referida audiência não comportou todo o público presente, gerando tumultos, protestos e pedidos de cancelamento do referido evento, mas mesmo assim a audiência foi realizada.
Há um abaixo assinado na plataforma de petições da Avaaz com mais de 4000 assinaturas de pessoas que se opõem a diminuição da APA da Escarpa Devoniana: clique aqui.
Para baixar o projeto e acompanhar a tramitação do projeto: CLIQUE AQUI
Curta a página do Movimento contra a redução da APA da Escarpa Devoniana no Facebook: CLIQUE AQUI
Acompanhe algumas reportagens sobre o assunto publicadas em veículos de comunicação:
- Alta Montanha: Escarpa Devoniana e seu entorno correm perigo iminente de destruição
- Política em Destaque: A quem interessa a redução da APA da Escarpa Devoniana?
- Socioambiental: Dados sobre a APA da Escarpa Devoniana
- Meu Paraná: Escarpa Devoniana está ameaçada - parte 1:
- Meu Paraná: Escarpa Devoniana está ameaçada - parte 2:
- Plug: As belezas de Itaiacoca
Dolinas Gêmeas - um dos sítios geológicos da APA - saiba mais aqui
Canyon do Guartelá - no interior da APA - Mais fotos: aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!