11/02/2017

Piracema 2017 no Paraná


     

A Piracema é a época que a maioria das espécies de peixes se reproduz, sendo que anualmente é estabelecido no Estado do Paraná, o período defeso que visa assegurar a reprodução da ictiofauna, contribuindo assim para a conservação da biodiversidade.

      Neste ano, o período de piracema é de 1º de novembro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018, sendo proibida a pesca de espécies nativas em reservatórios e cursos hídricos do Paraná, atendendo ao disposto na Instrução Normativa nº 25/2009 do IBAMA e a Portaria do IAP nº 206/2016.

       De acordo com informações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP): "a atividade será permitida somente em reservatórios artificiais, e a pesca de espécies consideradas exóticas – aquelas que foram introduzidas no meio ambiente pelos seres humanos, como o bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina e outras – não faz parte da restrição. Também serão permitidos os campeonatos e gincanas de pesca em águas continentais, desde que o animal capturado seja devolvido".

         Permite-se a pesca de espécies exóticas, considerando que elas foram introduzidas em águas paranaenses e causam impactos sobre as populações de peixes nativos. Além da pesca, serão fiscalizadas as atividades de transporte e comercialização de peixes em todo o Estado. Estabelecimentos comerciais como peixarias e supermercados deverão apresentar até o 3º dia útil após o início da piracema, uma declaração aos escritórios regionais do IAP com os estoques de peixes nativos para que possam comercializá-lo durante o período.

        Quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na Lei de Crimes Ambientais, sendo que a multa é de aproximadamente R$ 700 por pescador e mais de R$ 20 por quilo de peixe pescado e ainda, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos pelos fiscais. Tanto para a pesca amadora como para a profissional embarcada ou desembarcada é necessário a posse da documentação de licença para pesca amadora (saiba como conseguir aqui).

Documentário "Os Últimos Campos Gerais" - assista aqui
        
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!