8/23/2017

Informe número 2 do Movimento Unila Resiste

INFORME N°2 DO MOVIMENTO UNILA-Resiste

 O Movimento UNILA-Resiste é um movimento plural, formado por estudantes, professores/as, técnicos/as administrativos/as, e tem contado com o apoio de diversas pessoas e instituições da sociedade política e civil organizada. Suas frentes de atuação são múltiplas, pautadas em princípios éticos e respeito aos valores humanos, mas concorrem para um objetivo central: a defesa do projeto original da Universidade.

 Dentre as principais ações do Movimento, destacamos a campanha A VERDADE SOBRE A UNILA, a organização de eventos para diálogo com a sua comunidade acadêmica, a busca de apoio político por meio do contato com parlamentares, prefeitos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, órgãos de governo, sindicatos, artistas, cientistas, escritores, lideranças populares e empresariais, dentre outros.  Para levar sua mensagem ao conjunto da sociedade, o UNILA-Resiste também tem organizado, de forma democrática e plural, reuniões, atos, aulas e audiências públicas, entre outros eventos. 

 Diante de alguns questionamentos feitos ao Movimento, faz-se necessário esclarecer que:

1. O UNILA-Resiste é, e sempre foi, um movimento independente da Reitoria da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), apesar de ter sempre mantido uma atitude de diálogo e respeito com a administração superior da Universidade, exigindo, portanto, o princípio da reciprocidade.

2. As ações do Movimento continuarão a ser desenvolvidas até que haja deliberação em contrário por seus membros. A necessidade de aproximação com a comunidade externa local, regional, nacional e internacional, bem como a informação de uma possível tramitação de um projeto de lei que interferirá profundamente na autonomia universitária da UNILA, são elementos suficientes para a manutenção de suas atividades e a continuidade das ações.

3. O Movimento nunca teve acesso, produziu conteúdos ou mesmo veiculou textos ou mídias digitais em nenhum canal de comunicação oficial da UNILA. O uso da #unilaresiste, apesar de ser uma referência direta ao Movimento, utilizado de forma abundante em materiais produzidos pela SECOM, canal de comunicação da Reitoria da UNILA com a totalidade da sociedade, tem confundido a comunidade acadêmica, pela associação indevida do movimento com a administração superior da Universidade.

4. Os materiais e conteúdos autorais, produzidos pelo Movimento, são veiculados, sem intermediários, pelas redes sociais, na página UNILA-Resiste (Facebook), enviados para grupos e canais de comunicação (grupo do facebook da UNILA, dentre outros administrados pelos/as estudantes, como canais no youtube). Quando há convites para entrevistas em veículos de comunicação, como canais de rádio ou TV, a mensagem do Movimento é levada, de forma direta, pelos seus membros.

5. Em respeito à sua constituição plural e independente, bem como à grande quantidade de pessoas que tem colaborado por meio de seu trabalho sério, disciplinado e permanente, os membros do Movimento UNILA-Resiste repudiam a citação nominal de somente uma parte de seus membros em eventos, documentos oficiais ou em notas e canais de comunicação oficiais da Administração Superior da UNILA. 

6. O Movimento UNILA-Resiste apoia as diferentes iniciativas, internas ou externas, realizadas em defesa do projeto original da UNILA, ou seja, a manutenção do projeto de nossa Universidade em sua proposta inédita, que direciona a implantação e funcionamento da UNILA como uma universidade temática, que valoriza a diversidade cultural, o plurilinguismo, com orientação do ensino e da pesquisa de forma a contribuirem, nas diferentes áreas do conhecimento, para a integração cultural, científica, solidária entre os países, instituições e povos que compõem a grande região chamada de América Latina. 

Foz do Iguaçu, 23/08/2017

Membros do Movimento UNILA-Resiste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!