A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira, 7, moção de apoio à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), proposta pelo deputado Tadeu Veneri (PT).Aberta a estudantes de dezessete países, com cerca de quatro mil estudantes, sendo 3.575 nos cursos de graduação e 314 na pós-graduação, a Unila está sendo ameaçada de extinção por uma proposta de autoria do deputado federal paranaense Sérgio Souza (PMDB). Ele apresentou a emenda aditiva nº 55 à Medida Provisória 785/2017, que trata do fundo de financiamento estudantil (Fies).
A Unila foi criada em 2010 seguindo o conceito de internacionalização do ensino superior e integração entre os países da América Latina. Os cursos oferecidos foram concebidos para promover o desenvolvimento da região.
Veja a moção:
REQUERIMENTO
Súmula: Requer envio de Moção ao Congresso Nacional, contra a extinção da Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA.
Senhor Presidente:
Os deputados que subscrevem esta, no uso de suas atribuições regimentais, REQUEREM,após ouvido o Soberano Plenário, o envio de Moção ao Congresso Nacional, paramanifestar o nosso apoio irrestrito à Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA e contra à emenda aditiva nº 55, à Medida Provisória 785/2017 que modifica a Lei 12.189 de 2010, desconfigurando o projeto político-pedagógico e institucional da UNILA.
A UNILA oferece uma educação gratuita, inclusiva, de qualidade e laica; possibilitando uma integração solidária em sua multiplicidade.
A comunidade universitária levou para o município de Foz do Iguaçu novas percepções culturais e estímulo à economia local assumindo sua função social e projetos com impacto de 200 milhões por ano. Através das ações de ensino, pesquisas, projetos de extensão e parcerias, a UNILA potencializa a região trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai como polo de integração econômica, social, política e cultural.
Várias entidades e instituições já se manifestaram favoráveis à manutenção da UNILA nos termos da Lei 12.189/2010, entre elas destacamos a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, a UFPR, entre outros.
A UNILA é a concretização do Parágrafo Único do art. 4º da Constituição Federal: “A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”
Somos defensores de mais investimentos federais na educação em nosso Estado e do fim da restrição orçamentária na UFPR, para possibilitar a ampliação de vagas e unidades da instituição. Por isso, é necessário e urgente para o pleno desenvolvimento de toda a região Oeste, bem como para todo o Estado do Paraná, manter as unidades já em funcionamento e ampliar os campi para outras regiões.
Curitiba, 02 de agosto de 2017.
Tadeu Veneri
Deputado Estadual
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, porém seus comentários passarão por moderação antes de serem publicados. Nosso objetivo é evitarmos abusos na internet!